Selecção Nacional de futebol de praia perde na estreia contra Senegal

 

A selecção nacional de futebol de praia estreou-se com derrota no Torneio da COSAFA, ao perder diante do Senegal, por 5-4. A prova decorre em Durban, África do Sul.

Moçambique começa a defesa do título com derrota. Mais uma vez, à semelhança do que aconteceu na final do campeonato africano da modalidade, o Senegal voltou a ser superior em relação ao combinado moçambicano. Numa partida em que os treinados de Abineiro Ussaca entraram mal, o Senegal aproveitou-se dessa apatia para adiantar-se no marcador.

Nos dois primeiros períodos, a selecção nacional não teve argumentos para fazer frente ao seu adversário. Como corolário dessa entrada avassaladora, o conjunto senegalês apontou quatro golos nesses períodos.

A turma moçambicana até poderia ter sofrido mais golos, não fosse a boa actuação do guarda-redes Monstro, que teve de se aplicar, várias vezes, a fundo para evitar o pior. Nos últimos dois períodos do jogo, a selecção nacional abordou de uma forma diferente. Com mais atitude e consistência, o conjunto moçambicano conseguiu chegar ao golo.

Coube a Nelson abrir o activo. O golo de Nelson serviu para espevitar a equipa, que encostou o Senegal às cordas. Fruto dessa postura, os moçambicanos chegaram ao segundo golo, através de Figo, seguindo os golos de Ramossete e Arroz, através de uma grande penalidade.

Quando tudo parecia encaminhado para o combinado nacional, eis que o Senegal marca o quinto golo, fixando o resultado final em 4-5. Este resultado castiga, de certa forma, a boa exibição que o combinado nacional teve na última etapa do jogo.

Moçambique volta a jogar esta segunda-feira, diante das Ilhas Seychelles, numa partida em que os treinados de Abineiro Ussaca são obrigados a ganhar, tendo em vista garantir a qualificação para a próxima fase.

O seleccionador nacional, Abineiro Ussaca, reconhece que a sua equipa não teve uma boa entrada no jogo, razão pela qual sofreu quatro golos na primeira etapa. Para o treinador, se os seus jogadores tivessem encarado a partida com a postura que apresentaram na segunda etapa, o resultado poderia ter sido outro.

Apesar da derrota, Ussaca diz que nada está perdido, pois ainda faltam três jogos, nos quais promete dar o máximo para vencer, até porque o objectivo passa por voltar a conquistar a prova, como o fez na edição passada.

 

MOÇAMBIQUE NO AFRICANO DE VELA

Moçambique participa no africano de vela, prova na qual é representado por cinco atletas. Na prova, cujo término está previsto para o próximo dia 1 de Outubro, a delegação moçambicana tem como principal objectivo conquistar o maior número de medalhas.

A delegação moçambicana já se encontra em Cape Town, local que vai acolher a prova da modalidade. Os atletas António Júnior, Wilka Sousa, Wayna Kupinda, Elídio Manhique e Niclicia Pezanhane têm como missão representar condignamente o país. Dos cinco velejadores, quatro marcam presença nesta competição pela primeira vez.

Cientes dessa responsabilidade, os velejadores moçambicanos garantem de tudo fazer para estarem no pódio, o que passa pela conquista do maior número possível de medalhas.

Apesar da falta de competições internamente, a delegação moçambicana num dos maiores eventos da modalidade no continente africano considera que é possível fazer boa figura nesta competição.

Além dos cinco velejadores, a delegação é composta por Ernesto Sumindila (treinador) e pelo presidente da Federação Moçambicana de Vela e Canoagem e chefe da mesma, Hélio da Rosa.

Fora os países africanos, a competição vai contar ainda com a presença de representantes de países como Argentina, Brasil e Espanha, na qualidade de convidados.

Hélio Rosa explica que muitos velejadores foram obrigados a mudar de classes por conta da paragem das competições, devido à COVID-19. Ainda assim, considera que os cinco atletas que vão representar o país nesta importante prova africana são os melhores neste momento.

Sobre a prestação da delegação moçambicana, o timoneiro da Federação Moçambicana de Vela e Canoagem garante que o país estará nos lugares do pódio, justificando pelo facto de os atletas estarem motivados, sobretudo os que vão participar nesta prova pela primeira vez.

Fonte: O Pais

 


Selecção Nacional de futebol de praia perde na estreia contra Senegal Selecção Nacional de futebol de praia perde na estreia contra Senegal Reviewed by Naftal Ucucho on domingo, setembro 25, 2022 Rating: 5

Sem comentários

Theme Support

Need our help to upload or customize this blogger template? Contact me with details about the theme customization you need.